O ano de 2010 foi marcado por incertezas econômicas após a crise financeira de 2008 ter abalado o mundo. Embora a economia americana estivesse em recuperação, muitos investidores ainda estavam cautelosos quanto ao mercado de ações. No início de maio, um evento chocante ocorreu na Bolsa de Valores que abalou ainda mais a confiança dos investidores - a Flash Crash.

A Flash Crash é um termo usado para descrever uma queda repentina e dramática nas negociações da Bolsa de Valores que ocorre em questão de minutos. Em 6 de maio de 2010, as ações da Procter & Gamble despencaram 37%, enquanto outros títulos da Bolsa caíram em torno de 5% a 6%. O mercado perdeu quase US$ 1 trilhão em valor em apenas 36 minutos, deixando muitos investidores em pânico.

A causa da Flash Crash foi uma combinação de fatores que ocorreram no mesmo dia. Uma análise posterior revelou que um comerciante da Knight Capital havia inserido uma grande ordem de venda em um mercado volátil, desencadeando uma reação em cadeia de negociações de alta frequência. Essas negociações de alta frequência programadas pelos algoritmos estavam desenhadas para comprar e vender ações rapidamente com base em pequenas mudanças no mercado. Isso causou uma série de ordens para serem ativadas, o que acabou por causar a queda acentuada nas ações da Procter & Gamble.

Para prevenir futuras crises, foram feitas mudanças significativas na regulação das negociações de alta frequência. Desde então, a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) introduziu regras mais rigorosas sobre a supervisão dessas negociações e as bolsas de valores desenvolveram mecanismos de interrupção automatizada para limitar a negociação durante uma queda repentina.

A Flash Crash de 2010 é um lembrete para todos que investem na Bolsa de Valores de que o mercado é volátil e imprevisível. É importante estar ciente dos riscos envolvidos e tomar medidas adequadas para diversificar o portfólio e minimizar perdas. Como os investidores aprendem com a experiência da Flash Crash, a esperança é que futuras crises possam ser evitadas.